sexta-feira, 28 de agosto de 2009

DISCURSO PROFERIDO NA CÂMARA DE VEREADORES

Excelentíssima Prefeita Bete Lima, Excelentíssimo Vereador Presidente Luiz Carlos, através do qual estendo meus cumprimentos aos demais vereadores, autoridades presentes, sociedade civil, Boa Noite!

Nesta semana em nossa cidade marca-se um período reflexivo para todos nós que somos pessoas com necessidades especiais, bem como com os que estão envolvidos nessa trajetória de lutas e conquistas das pessoas com deficiência. Eventos ocorreram e ocorrerão nesta semana, dentre eles, a realização de estarmos hoje na Câmara dos Vereadores recebendo homenagens, explanando propostas e reivindicações com conteúdos importantes como: saúde, trabalho, educação, transporte, acessibilidade, participação social, entre outros.

Como resultado do encontro, deixaremos protocolado um documento assinado pelo presidente da ACCB no qual contém propostas e reivindicações, as quais analisadas criteriosamente por sua diretoria, pelas pessoas com necessidades especiais, familiares, cuidadores, voluntários e entidades de apoio. Pondo em prática o proposto no documento, Bezerros irá se destacar como Cidade de Visão Política Inclusiva.

Consideramos importante, a união e parceria das entidades citadas com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no nosso município. Avanço significativo, para que se consolide, e se contemplem os anseios das pessoas com deficiência.
No nosso dia-a-dia e não apenas durante esta semana, somos chamados a trocar idéias a propor mudanças atuais e futuristas. A sociedade e seus representantes têm a oportunidade de apresentar demandas e propostas às questões ligadas à pessoa com deficiência. Para que estas sejam e sintam-se engajadas no contexto social.
Temos convicção de que o documento entregue hoje, será um marco, um instrumento sólido e atual das nossas reais necessidades, contribuindo assim para a inclusão social dessa significativa parcela da população.

Caríssimos ouvintes, exemplos das dificuldades enfrentadas por nós cidadãos e cidadãs com necessidades especiais é que não faltam. O Tema da Semana Nacional do Deficiente 2009 é: “Quebre a resistência e tome uma atitude: construa acessibilidade para pessoa com deficiência intelectual”. Algo que é ainda mais difícil de conseguir do que a acessibilidade arquitetônica é a acessibilidade atitudinal, ou seja, tapar um buraco na calçada, colocar barras nos banheiros ou colocar rampas nas vias não é muito complicado, mas mudar as idéias é algo que leva mais tempo. Abolir preconceitos, derrubar barreiras estereotipadas, mostrar aos nossos semelhantes que somos capazes, não é fácil. Para conseguirmos nosso espaço na sociedade é mais difícil do que se imagina.
Somos pessoas otimistas, acreditamos, acima de tudo, no ser humano e na sua capacidade de transformação.

Estamos certos de que, ao adotarmos uma postura de cidadãos e cidadãs conscientes e lutadores, novas perspectivas de política de inclusão em Bezerros nos serão apresentadas, deixando assim, não apenas as pessoas com necessidades especiais, como também, todos os Bezerrenses orgulhosos e alegres, com os brilhantes resultados pelo exemplo de cidadania que ficarão gravados em nossa história.

Ao término das minhas palavras, repassaremos ao Excelentíssimo Presidente da Câmara dos Vereadores Senhor Luiz Carlos, o documento com propostas, sugestões e reivindicações das pessoas com necessidades especiais de Bezerros, o qual ao ser implantado desenvolverá prosperidade social. Através dele formaremos uma parceria de união que deve prevalecer na luta por sociedade melhor, mais digna e justa para com os seus filhos com necessidades especiais.

Muito obrigado!
Emanuel Raimundo da Silva
Diretor Tesoureiro da ACCB
26.08.2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário